INSTRUÇOES PARA FILMES

domingo, 2 de agosto de 2009

SOPA DO COZIDO

Como o próprio nome indica, a ideia desta sopinha surgiu do cozido á Portuguesa.
Estava eu a pensar o que fazer com a água de cozer as carnes… que pena deitar fora coisa tão saborosa. Pois bem guardei no frio, a água, um pouquito de couves, nabos e cenouras que já não couberam nos nossos estômagos.

Como fiz:
Numa panela coloquei a água do cozido ao lume, a cozer 1kg de batatas, os nabos e as cenouras que tinha guardado, do dia anterior. Com a varinha mágica fiz puré muito fino. Juntei-lhe uma lata pequena de feijão encarnado e as couves do cozido cortadas, uma cenoura fresca às rodelas e um punhado de massa cotovelinhos. No Inverno vou fazer o cozido, e provávelmente outras coisas, nesta bela panela de ferro. temos lareira cá em casa mas se for no fogão a gás a panela não se queixa, não vai ter como é evidente o perfume da lenha de azinho.

O resultado foi uma refeição completa, acompanhada por uma bela fatia de pão centeio do Sabugueiro.
A lírica não me tem saído grande coisa pois tenho a minha saúde está algo “débil”.
Sejam Felizes e Saudáveis que é juntamente com o Amor dos maiores bens da Vida

3 comentários:

  1. A minha mãe costumafazer esta sopinha que eu adoro. Já sei que o senhor Cartajôa é seu cunhado.Este mundo é mesmo pequeno.

    ResponderEliminar
  2. Olá.

    Tropecei aqui neste blog e reparei que tem muita coisinha saborosa. Esta sopa deve ter ficado mesmo muito boaaaaaaaaa.

    Abraços
    http://laranaetachos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Olá :)
    É a primeira vez que por aqui passo e já fiquei fã ;) Com comida e cinema, dois dos meus hobbies preferidos não podia passar sem dizer nada e sem me fazer seguidora :P hihi

    Eu sou Açoriana e aqui nos Açores temos uma tradição muito antiga de Festejar o Espírito Santo! Por isso temos um prato muito conhecido as Sopas do Espírito Santo. Estas são feitas mais ou menos da seguinte forma:
    Depois de fazer o cozido à Portuguesa em panelas de ferro e lume de lenha, tiram as carnes e legumes. Com o caldo fazem a Sopa, em terrinhas coloca-se fatias de pão (duro) e folhas de hortelã e depois rega-se com o caldo. Por cima coloca-se repolho :) Há quem goste das sopas mais secas… outros com mais caldo… e outros gostam de comer a sopa juntamente com o cozido, que é o meu caso!

    Pelo que reparei é fã de pão então tenho a dizer-lhe que são maravilhosas estas sopas e por mais que a minha mãe tente fazer em casa nunca são iguais... Falta a panela de ferro e o lume de lenha! É sem duvida o meu prato favorito :D
    Mas visto que tem a panela e o lume, experimente… de certo não se vai arrepender! E depois diga-se se gostou ao não! Hihi

    Bjs :)
    Isa Bett.
    http://cozinhaandcompanhia.blogspot.com/

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails